terça-feira, 29 de junho de 2010

en la distancia, puedo oír tu voz

Nova York, 28 de Agosto de 2021

Olá :)
Desculpa a demora, de verdade. Nesses últimos dois meses eu simplesmente fiquei sem tempo para nada, nada mesmo. Ou na verdade eu até tivesse, sei lá. Queria ter mandado notícias, mas não tive cabeça para pensar em nada, estava um pouco temerosa de tudo. Uma semana depois do meu aniversário fui parar no hospital por conta de um sangramento e tudo virou uma correria, uma confusão. Eu quase perdi as duas, e por vários momentos me perguntei se isso não era uma vingança ou algo do tipo por tanto que já escrevi, por tantas tragédias e tantas perdas. Eu tive vontade de estar dentro de um daqueles seriados médicos que eu assistia e a Dra. Addison Montgomery fazia tudo ao seu alcance para salvar a mãe e os bebês, já que ela era a melhor. Por fim eu tive que ter repouso absoluto e isso causou uma reviravolta na minha rotina. Você sabe que Gustavo é calmo o suficiente para eu não me preocupar o tempo todo com ele, mas às vezes é justamente a sua calmaria que me preocupa, sem saber onde está, o que está fazendo, se está bem... Mesmo que Lívia e Bernardo sejam o contrário, as preocupações são as mesmas de qualquer forma. E pior! Thiago tinha acabado de ir para a Itália, eu estava sozinha! Ele teve que voltar correndo, mas isso demorou uns péssimos dois dias e o meu pequeno ficou com a empregada! Sério, você não tem idéia de como foram os piores dias da minha vida esses. Mas por fim tudo acabou bem, graças. E o seu super-mega-power computador está aí, faça bom proveito e não estrague como o primeiro notebook, okay? Mas continuando à história: eu tive que ligar para casa, então minha mãe veio correndo, chegou primeiro que ele. E tudo se resumiu à placenta, minha gravidez não aguentou meu ritmo e tudo começou a dar errado. Mas depois de um bom tempo deitada e quase morrendo por causa da rinite e a mudança - eu esqueci de mencionar isso da última vez, não é? Saímos do apartamento porque o contrato havia vencido, eu estava em um hotel! Mas compramos uma casa beeeem maior e espaçosa, agora sim eu posso te acomodar bem quando vier. O que vai dar um trabalho imenso para arrumar, e mais imenso ainda o espaço para as crianças brincarem, mas isso é bom, eu acho - tudo se ajeitou. Gustavo ficou com um quarto enorme pra ele e tudo de sua escolha, acho que eu, como mãe, realmente não dei palpite em nada. Já o quarto das meninas - que por enquanto é junto, mas ainda penso na hipótese de separá-las mais tarde caso quiserem, quando ficarem adolescentes e quiserem alguma privacidade - é em tons de verde e lilás. Também não sou muito fã do tradicional, como você disse, mas também não gosto de amarelo e vermelho ficaria carregado demais.
Ah! Você vai me matar, mas fiz uma loucura. Você se lembra como era na gravidez de Gustavo, eu ainda estava aí então dava pra vivenciar um pouco mais de perto. Eu não tinha um nome para ele até a hora de colocar a pulseirinha e ele ir para o berçário. Com as meninas mais um pouco e seria isso. Mas Sofia ficou Maria Sofia e Maria ficou Anna Letícia, haha. Eu gosto de nomes duplos, você sabe disso! Mas pode chamá-las pelo segundo, eu mesma prefiro. Sofia é a mesma, a do lado esquerdo, a mais agitada e que mais chutava. Letícia a da direita, a mais quietinha e que tantas vezes me preocupou por isso. Do lado de fora da minha barriga continuou a mesma coisa, e olha que elas só tem uma semana. Sofia é sempre a primeira a chorar em tudo, a mais manhosa também; quero ver quando crescer.
Ah! E demorei a responder também porque sua carta foi para o antigo endereço. A nova família que está lá demorou a entregar para a corretora, e até chegar em mim já tinha dado agosto mesmo. E sim, eu comprei o livro. Não quero comentar por aqui, ainda estou fazendo aqueles meus comentários gigantes e mando em anexo qualquer dia desses. Foi um bom passatempo durante a minha invalidez e por vários momentos quis matá-la, confesso. Eu queria ter estado de verdade no lançamento, ver aquelas duas pestinhas fazerem uma bagunça e me sentir louca para te ajudar já que no momento você não podia. E cada recorte só me fez ter mais orgulho, me fez verter lágrimas ao ver onde o seu sucesso chegou e ainda chegará! Você será uma nova Agatha Christie com muitos exemplares traduzidos ou uma nova Stephenie Meyer com milhões de dólares vendidos, eu vejo isso em um futuro não tão distante. Suas estórias serão filmes, serão sucessos mundiais (; E aqueles dois lá, que são o começo de tudo, vão perceber e nos agradecer, pode ter certeza disso. Por falar nele, como você está passando o dia de hoje?
Ah! Tenho uma brasileira aqui em casa, acredita? É bom ficar perto de casa assim, mesmo que por uma pessoa que fala a minha língua nesse lugar imenso. Aquela velha história de Au Pair, Thiago não gostou um dia que chegamos em casa e a babá de Gustavo fumava na varanda com o namorado - pelo menos meu filho dormia, sereno - então ele preferiu essa idéia e alguém que ele se sentisse mais confortável dando um sermão O.o Você não viu nada ainda. Estou me perguntando se uma só dará conta, já que agora são três crianças, mas eu pretendo ficar em casa o máximo de tempo possível, então por enquanto vamos levando.
Estava olhando as fotos e MEU DEUS! Eles estão enormes! É triste ver o tempo passando tão rápido e eu aqui, tão longe. A Lívia tem os seus cachos mas os cabelos tão claros feito Bianca. E Bernardo continua me lembrando aquele moreno dos olhos verdes que você conhece tão bem. Talvez eu esteja louca, as aparências e descrições para mim sempre foram diferentes para os outros mesmo. E já sabe qual o nome do cutucador? É estranho chamá-lo assim ainda que ele seja isso mesmo. E estou mandando um de meus sapos favoritos, quero lugar de destaque no quarto dele. Ah, e olha se dá para vir depois das festas de final de ano. Acha que consegue? Eu pensei de darmos uma volta, mas as meninas vão estar muito pequenas e provável que meu afilhado já tenha nascido, não vá ser uma boa idéia, talvez daqui alguns anos - sim, pensei na Disney e nO Mundo Mágico de Harry Potter, ainda me sinto uma criança e daí? Então nos contentemos com NY e o maravilhoso Central Park. Você vai amar minha casa, consigo vê-lo do meu quarto, acredita? É um sonho. Por falar no parque, te mando algo que há muito já era para estar acabado e até hoje nada. Flores da Primavera é apenas o primeiro das Quatro Estações; desfrute-o e diga-me o que acha. Não é um livro como os seus, mas imprimi de coração e você é a primeira a ver, como sempre.
Meu sotaque continua o mesmo, ou talvez o 'erres' tenham mudado alguma coisa, mais parecidos com os de interior, mas ainda falo lento, cantado e quase como uma bahiana. Não mudei muito, ainda mais com a babá aqui e eu falando português mais do que nunca. Às vezes parece que esqueço minha língua mãe, então comecei a falar sozinha, Thiago vive rindo de mim. Por falar em meu marido, e o seu? Conte-me tudo! Mesmo sua carta sendo maior que a minha, você falou tão pouco. Espero uma declaração detalhada de como anda sua vida de escritora e mãe de três filhos, assim como eu, haha. E espero que Lívia goste da boneca, não sei se ela brinca - essa infância não é a mesma que nós tivemos - mas essa é tão cheia de coisinhas que não tem como não gostar! É quase uma pessoa de verdade, mas não quis nada que mexesse a boca ao falar porque elas me assustam, parece o boneco Chuck. E o avião achei que Bernardo iria amar, pelo menos Gustavo não desgruda do dele e vive me assustando quando o faz voar perto demais da minha janela. É, estou mandando um imenso pacote de coisas, mas nunca acho que materiais suprem a falta, a carência, a saudade. Mas é bom vê-los felizes com algo que eu mesma pensei em dar, sei lá.
Outra coisa, quase me esqueço: você tem tido notícias do pessoal antigo? É uma pena, mas perdi contato com muita gente na mudança, hoje em dia é apenas um oi nas datas comemorativas. - Por falar nelas, você precisa passar um 4 de julho aqui e um Ação de Graças, eu te obrigo! Você vai simplesmente amar, minha gente grande. - Mas é que recebi um email da Flá. eu não falo com ela há tanto tempo que senti uma dorzinha no peito ao lê-lo. queria notícias, sei que a distância não é desculpa, mas você está mais perto e sim, é realmente mais fácil. Mais uma coisa, você chegou a me ligar como prometido? Te mando os números novos e meu endereço agora é esse, anote tudo aí.
Acho que já posso ficar por aqui, a carta está simplesmente enorme, você deve ter se assustado.
Mande lembranças a todos, e diga que estou com saudades.
Beijos, Ágatha Carolline.

PS: Essas são as gêmeas e não venha me dizer que elas tem cara de joelho, é um insulto às minhas filhas! E meu pequeno Gustavo no meio, ficando mais velho e mais alto - de onde já que eu sou mini e Thiago... eu o acho baixo? - a cada dia que passa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário